segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A vida cotidiana na GroenlÂndia...
Groenlândia é um país autônomo dentro do Reino da Dinamarca. É o maior país em 13 por área, mas tem a população de apenas 56.000 pessoas. Aqui estão as fotos muito interessantes feitas por um fotógrafo norueguês Andrea Gjestvang que ilustram o cotidiano da Gronelândia.

Hansigne Thomassen irá limpar e preparar o marido trouxe para casa, em Aappilattoq, uma vila na costa oeste.



Aappilattoq



As luzes Northem como visto na Isortoq, um pequeno povoado na costa leste.

v

Gelo derrete na Goelândia


Lagos azuis e riachos de gelo derretido tem se espalhado cada vez mais sobre a camada de gelo na Groenlândia, agitando o debate sobre o nível dos oceanos.

Pedaço gigante de gelo se desprende de glaciar na Groenlândia

'Ilha de gelo' tem quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan.
Segundo cientistas, é o maior evento do tipo no Ártico nos últimos 50 anos.



Foto tirada em 12 de julho e liberada pelo Greenpeace mostra seção no glaciar Petermann. Segundo cientistas, esse é o maior evento do tipo nos últimos 50 anos.

Degelo na Groelandia – Belas e preocupantes imagens




O navio MY Arctic sunrise, do Greenpeace, a caminho da geleira de Petermann



Muito se fala nas mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, que por sua vez é causado pelas ações do homem, o maior predador do planeta.





Em nome do progresso, vem destruindo o planeta, com fábricas , carros que poluem, queimando florestas, destruindo as nascentes dos rios, ocupando o planeta de forma desordenada, matando ecossistemas que exterminam fauna e flora.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nesta imagem, captada no dia 7 de agosto de 2010 pelo satélite de sensoriamento remoto TERRA, vemos um desses momentos. Na cena, grande parte da Groenlândia oriental parece ter sido pincelada pelo intenso florescimentos dos fitoplânctons, que contrastam bruscamente com a costa quase sem cores, que serve de moldura para a explosão de vida marinha. Moldada pela costa da Groenlândia, a fantástica pintura natural se estende por quase todo o sudeste e pode ser melhor apreciada observando-se a imagem de alta resolução. O efeito visual é notável e ocorre devido ao reflexo do Sol na clorofila, pigmento primário dos fitoplânctons. A ondas em forma de caracóis são produzidas pelas correntes oceânicas que dominam a região.

Nesta imagem, captada no dia 7 de agosto de 2010 pelo satélite de sensoriamento remoto TERRA, vemos um desses momentos. Na cena, grande parte da Groenlândia oriental parece ter sido pincelada pelo intenso florescimentos dos fitoplânctons, que contrastam bruscamente com a costa quase sem cores, que serve de moldura para a explosão de vida marinha.
Moldada pela costa da Groenlândia, a fantástica pintura natural se estende por quase todo o sudeste e pode ser melhor apreciada observando-se a imagem de alta resolução. O efeito visual é notável e ocorre devido ao reflexo do Sol na clorofila, pigmento primário dos fitoplânctons. A ondas em forma de caracóis são produzidas pelas correntes oceânicas que dominam a região.